O Arco (2005) – Kim Ki-Duk

O cinema do Leste Asiático tem se destacado cada vez mais nos últimos tempos e mostrado que, melhor que os ocidentais, eles conseguem capturar uma fotografia e uma técnica de direção geniais. Kim Ki-Duk se destaca junto com outros diretores Sul-Coreanos (como Chan-Wook Park de “Old Boy” e Joon-ho Bong de “Mother”) atualmente tendo citados vários trabalhos que mostram um potencial enorme para se tornarem clássicos coreanos como “Primavera, Verão, Outono, Inverno… E Primavera” e o próprio “O Arco”.

O diretor em certos momentos mostra suas desvantagens em ter técnicas de narração e direção (incluindo a fotografia) tão serenas. Em certas partes, o diretor é tão focado em, de certa forma, deixar o filme “poético” que acaba esquecendo de “preencher certas lacunas”. Os protagonistas do filme se apresentam como uma moça com 16 anos e que irá fazer 17 anos logo e um velho dono de um barco de pesca que cuida da moça desde que ela era mais nova com o acordo de que ao completar 17 anos a moça se casaria com o velho.

O temperamento do velho é um pouco intrigante, e como normalmente seria, a garota tem a inocência de uma moça que vive num barco, longe da civilização desde criança e não conhece o mundo muito bem e não tem uma chance de opinião própria sobre toda essa história até que um estudante chega com seu pai e um grupo de pescadores ao barco. O barco está ancorado permanentemente (ao que se entende) em mar aberto e o único modo de se chegar à civilização é usando outro barco menos o que o velho usa para comprar comida, utensílios e trazer pescadores para o barco deixando a menina “presa” num mundo minúsculo.

Em visões geais o filme é aquele que se leva mais em conta a direção, fotografia e produção que o roteiro em si. A história (na minha opinião) não é lá essas coisas mas existe algo “escondido” que faz o filme se tornar tão “idolatrado” entre o cinema cult, talvez pela sua poesia ou talvez pela extrema serenidade que Kim Ki-Duk consegue produzir.

Dados Do Filme:

Gênero: Drama
Língua: Coreano
Legenda: Português (embutida)
Ano: 2005
Diretor: Kim Ki-Duk
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0456470/
Tempo de filme: 90 minutos

Elenco:

Yeo-reum Han (Garota)
Jeon Seong-Hwang (Velho)
Suh Ji Suk (Estudante)
Gook-Hwan Jeon (Pai do estudante)
Jo Seok-Hyeon (Terceiro Homem)
Kim Ik-Tae

Links:

*nota: por burrice minha os arquivos ficaram com nomes diferentes, é só extrair e quando a parte 1 pedir para procurar a parte 2 selecioná-la  e funcionará normalmente*

Parte 1
Parte 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s