Simpatia Pelo Sr. Vingança (2002) – Chan Wook-Park

Desde o início dos tempos, a vingança é um assunto muito discutido entre os humanos. A sensação de ver que o responsável por um fato traumatizante, por exemplo, está estraçalhado na sua frente deve ser algo inexplicável, e desde a época mais antiga, em que o mais antigo nem consegue se lembrar, o homem tenta achar um método tão “horrendo” que daria uma paz de espírito digna de fazê-lo descansar em paz. No cinema essa busca foi tão bem explorada que fez os cinéfilos se depararem com Chan Wook-Park (diretor e co-roteirista da “Trilogia Da Vingança” – Simpatia Pelo Sr. Vingança, Old Boy e Simpatia Pela Sra. Vingança) que em partes chocou o mundo e em partes fez os espectadores se encantarem com sua “genialidade”.

Após ser crítico de cinema e fazer trabalhos pequenos que ganharam as bilheterias coreanas, Chan Wook-Park gravou “Simpatia Pelo Sr. Vingança” em 2002. O filme trata de vários aspectos além de simplesmente a vingança única e claramente, pois faz uma crítica ao tráfico de órgãos, sequestro e como uma pessoa pode vir a fazer o impensável para ajudar um ente querido.

O filme começa contando a história de Ryu, que é surdo-mudo e tem uma irmã com insuficiência renal e que precisa urgentemente de um transplante de rim. Assim, Ryu decide fazer um transplante para a irmã fazendo um acordo com o traficantes de órgãos, porém é trapaceado e perde um rim e todas as economias. Do “outro lado” da sua vida, ele é demitido do emprego e junto com sua namorada arma um plano para sequestrar a filha do empresário Dong-Jin (seu ex-patrão). O interessante no roteiro de Wook-Park é a criatividade, não vista só nesse filme mas em todos os outros da “série”. Percebe-se que não só um personagem procura vingança nos três filmes, porém não irei entrar em detalhes porque seria spoiler de três filmes.

Enfim, o filme tem uma direção ótima para um diretor “estreante” no cinema mundial e consegue não só passar cada protagonista como sendo um mero personagem, mas sim cada um como sendo individualmente um ser a ser explorado mostrando suas emoções durante o filme.

Recomendo a todos que conseguem ver algo levemente pesado.

Dados do filme:

Título Original: Sympathy For Mr. Vengeance
Gênero: Drama
Ano: 2002
País de origem: Coréia Do Sul
Duração: 129 minutos
Direção: Chan Wook-Park

Elenco:

Shin Ha-kyun – Ryu
Lim Ji-Eun – irmã
Cha Yeong-mi – Du-na Bae
Park Dong-jim – Song Kang-Ho
Yu-sun – Han Bo-bae

Links:

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s