Fleet Foxes – Helplessness Blues (2011)

Fleet Foxes é uma banda de Indie Folk formata em Seattle no ano de 2006 que vem ganhando grande notoriedade no cenário atual após o lançamento do seu disco “Helplessness Blues”.

Uma coisa engraçada a respeito da MTV Brasil é que a mesma entrou em decadência a partir de 2006. A emissora ficou totalmente a par do cenário pop sendo assim considerada uma emissora “vendida”. Lembro de programas como o Lab MTV que tinham aquelas opções de “pegação sms” onde você mandava um sms pra MTV enquanto passava o MTV Lab com o seu nome e o nome da pessoa que você queria pegar e saía em tempo real na tela as chances de vocês darem certo… enfim, puro marketing (o que existe até hoje por lá, mas com intensidade menor). O fato é que, de tempos pra cá a MTV está se virando mais para a tentativa de educação musical e apresentação do underground para seus espectadores, tanto que programas como “Goo”, “Big Audio” e “Na Brasa” entraram para a grade de programas da emissora, apresentando bandas do underground brasileiro e gringo, sem falar no direcionamento ao Rap brasileiro (fazendo Criolo entrar, de certo modo, no “mainstream” e Emicida ganhar o  VMB 2011 como artista do ano) chegando novamente ao ponto do MTV Lab que mostra bandas que começam a fazer sucesso nos cenários underground e mainstream atual do mundo (sendo esses gringos, brasileiros, experimentais, revival, ou de qualquer estilo/nacionalidade) e é aí que entra o Fleet Foxes.

Certo dia, vendo o MTV Lab, eu me deparo com o clipe de “Grown Ocean” e me apaixono pela sonoridade da banda. Não é a primeira vez que acontece isso pela MTV atual, porém, sempre que acontece eu dou um jeito de anotar o nome da banda em questão, visto que as bandas apresentadas atualmente são, de certo modo, geniais.

Fleet Foxes apresenta uma sonoridade Folk com violões bem trabalhados (visto que as raízes musicais do vocalista estão relacionadas a Bob Dylan). As faixas “Helplessness Blues” e “The Shrine/An Argument” mostram a essência do Folk bem reproduzido com aquele modo BEM “CAIPIRA” de ser tocado, o que agrada amantes do gênero tendo ainda assim linhas de baixo geniais e uma linha de bateria destacante em “Grown Ocean” onde Joshua Tillman usa e abusa dos pratos.

Em resumo: “Helplessness Blues” é um disco realmente muito bom e bem trabalhado com linhas instrumentais muito boas e uma produção impecável. É semelhante a Band Of Horses, Edward Sharpe And The Magnetic Zeros e Arcade Fire.

Gênero: Indie Folk/Alternative Indie Rock

Número De Faixas: 12

Ano: 2011

Faixas:
1.”Montezuma”
2.”Bedouin Dress”
3.”Sim Sala Bim”
4.”Battery Kinzie”
5.”The Plains / Bitter Dancer”
6.”Helplessness Blues”
7.”The Cascades”
8.”Lorelai”
9.”Someone You’d Admire”
10.”The Shrine / An Argument”
11.”Blue Spotted Tail”
12.”Grown Ocean”

Link: Mediafire

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s